HOSPEDAGENS ALTERNATIVAS

   

    Eu já havia escrito sobre como escolher a acomodação em uma viagem, mas este post é mais específico.
     Até alguns anos atrás, quem buscava uma hospedagem alternativa à um hotel partia para os hostels e pousadas. Ultimamente um leque de outras opções têm aparecido e se consolidado como boas alternativas. Em alguns destinos, a falta de hotéis com bom custo-benefício tem levado ao aumento de outras ofertas. Em outros casos, a busca por um mergulho na cultura local tem feito os viajantes eliminar a hospedagem convencional.
     Trata-se de locações por temporada, de locações em casas de família e de hospedagens solidárias.
    Já me hospedei em fazendas particulares (na serra gaúcha, no sul do RS e na Itália) e tive uma ótima experiência. Da mesma forma, já realizei a locação por temporada (no Rio de Janeiro, no Uruguai e em Budapeste) e não tenho arrependimentos.
**Obs.: excluí os campings neste post, acho que eles merecem um tópico específico. Prometo para breve.

AS OPÇÕES


HOTEIS e POUSADAS
Vantagens: privacidade e comodidade, que varia conforme os serviços ofertados. Ninguém vai reclamar de ter o quarto arrumado todos os dias, um café da manhã variado e uma refeição ao alcance do telefone, não é mesmo? Além disso, as reservas são mais seguras e pode-se buscar orientações e sugestões de passeios junto à recepção.
Desvantagens: o valor, sem dúvidas. Os quartos geralmente são pequenos e custam muito mais caro em relação às outras opções de hospedagem. Além disso, não há muito contato com outros hóspedes, o que considero um ponto negativo. Em uma viagem uma das coisas mais bacanas é a troca de ideias e informações.
Onde buscar:
HOSTELS E POUSADAS
Vantagens: custo-benefício, contato com outros viajantes, possibilidade de acesso à lavanderia e/ou cozinha (o que barateia muito a viagem), possibilidade de fazer roteiros em grupo.
Desvantagens: vamos combinar que a maioria dos hostels é frequentado por jovens, então os  desavisados podem se incomodar com barulhos e pelo clima mais festivo. Alguns hostels não oferecem quartos com banheiro, somente banheiros coletivos. Se o negócio é para ser baratinho,não espere luxo e super conforto. 
Onde buscar:
APARTAMENTO/CASA DE TEMPORADA
Vantagens: para quem viaja em grupo (uma família com 4 ou 5 pessoas, por exemplo) é a melhor opção, sem dúvidas. Alguns apartamentos amplos, com dois ou três quartos tem um custo de diária semelhante ao de um quarto duplo de hotel. A privacidade, o espaço e o conforto também são pontos positivos. Além disso, ter uma cozinha e lavanderia à disposição pode ser considerado um plus super interessante em viagens mais longas.
Desvantagens: apartamentos centrais geralmente custam caro. Alguns apartamentos só aceitam reserva para no mínimo 5 ou 7 noites (a maioria trabalha com o mínimo de 3 noites). A falta de acessoria caso seja necessária alguma informação durante a viagem. Confiabilidade na hora de fechar o negócio.


QUARTO EM CASA DE FAMÍLIA
Vantagens: imersão na cultura local. Algumas famílias estão tão bem preparadas que a pessoa se sente "em casa fora de casa".Tudo depende da escolha, em alguns casos os serviços oferecidos trazem tanta comunidade quanto um hotel. Em alguns casos, não há cobrança pela estadia.
Desvantagens: depende da escolha. Pode haver falta de privacidade, complicações com reservas, dificuldades em se adaptar às regras locais.
Onde buscar: