DE FERRIE PELOS PAÍSES BÁLTICOS

Silja Serenade

     Se no Brasil fazer rotas marítimas vem à lembrança somente quando se pensa em cruzeiros de turismo, em outros lugares do mundo a história é bem diferente. Em vários países os barcos, lanchas e navios são uns dos meios de transportes mais utilizados.
    Na nossa viagem à Grécia já tínhamos experimentado viajar com um ferrie, então não tivemos dúvida ao escolhermos este mesmo meio de locomoção na trip pelos países bálticos. As duas principais razões que nos levaram à esta opção foram: 1 - Conforto. 2 - Valor. 
    Bom, não sei quanto à vocês, mas eu detesto ficar horas esperando em aeroportos, acho um desperdício de tempo os trâmites que envolvem os embarques e desembarques, isso sem falar nos espaços cada vez mais reduzidos nas aeronaves. Ou seja, conforto limitado. Paciência mais limitada ainda. 
     Se tratando do item que envolve valores, dependendo da rota e da categoria do barco/navio, e considerando as inúmeras companhias aéreas que oferecem tarifas low cost ao redor do globo, muitas vezes os preços das passagens marítimas parecem ser mais altos. Porém, se formos considerar que uma diária de hotel pode ser eliminada da viagem, aí vale a pena.
     
     Fizemos dois trajetos em navios da empresa sueca Tallink Silja: Helsinki (Finlândia) - Estocolmo (Suécia), e depois Estocolmo - Tallin (Estônia).
     
COMPRANDO AS PASSAGENS:

     Compramos diretamente no site da Tallink e o processo foi super rápido e simples. Imediatamente após a compra, recebemos um e-mail de confirmação com todos os dados da reserva. Muitos sites oferecem a possibilidade de realizar reservas/compras de passagens para os navios/ferries europeus, mas sai muito mais em conta comprar diretamente nas páginas das empresas que realizam os trajetos.


     No site da Tallink é possível fazer diferentes reservas: trajeto ida e volta, trajetos só de ida e cruzeiros de um dia. Também é possível associar reservas de hoteis (eles possuem uma rede), alugueis de carros e alguns pacotes de tours

1 - Escolher a(s) rota(s) e data(s) desejadas
2 - Escolher o horário de partida e o navio
3 - Escolher o tipo de cabine desejado.
     Aí tivemos algumas dúvidas, pois não sabíamos exatamente o que diferenciava as cabines:
Cabines classes B e C: possuem o mesmo tamanho e as mesmas comodidades. Não tem janela. A grande diferença é que as cabines classe C ficam em andares mais próximos aos motores, o que pode gerar maior barulho.
Cabines Promenade: possuem o mesmo tamanho e as mesmas comodidades das cabines A e B, porém tem janelas voltadas para dentro do navio, ou seja, as janelas dão para o saguão central. Resumindo: privacidade reduzida.
Cabines A: possuem o mesmo tamanho e as mesmas comodidades das cabines A e B, porém com janelas voltadas para o mar.

Além destas, há as cabines um pouco maiores e mais luxuosas (DeLuxe, Commodore, Junior Suite, Executive Suite), mas os valores são absurdamente maiores. A não ser que a pessoa esteja com grana sobrando mesmo e que vá passar mais dias no navio, acho desnecessário reservar uma cabine dessas.

     Algumas dicas e observações ao comprar passagens:
- Antes de embarcar, é necessário ir até o guichê da empresa com o número da reserva, para que eles imprimam os bilhetes.
- Para quem viaja em família e com crianças, talvez seja uma boa reservar as cabines do tipo "família".
- As cabines são para 2 ou 4 pessoas (dependendo a categoria), e o valor da passagem não é por pessoa, e sim por cabine.
- Quem estiver viajando sozinho pode reservar uma cama em cabine coletiva (classes B e C).
- Há cabines especiais para quem viaja com pets, tem mobilidade reduzida ou algum tipo de alergia.
- Ao comprar as passagens é possível fazer a pré-compra do café da manhã, almoço e jantar. Eu não recomendo fazer esta pré-compra. A maioria dos navios possuem mais de 1 restaurante, mas também possuem lanchonetes e uma loja duty-free. Os valores dos restaurantes são absurdamente caros, então sugiro comprar nas lanchonetes, que tem preços relativamente mais em conta. Também é possível comprar algumas comidinhas e levar à bordo, mas lembre-se que não há como refrigerar alimentos na cabine.

ENTRE HELSINKI E ESTOCOLMO, SOB O SOL DA MEIA NOITE

     O trajeto Helsinki (Finlândia) e Estocolmo (Suécia) fizemos em um navio da Tallink Silja, o Silja Serenade.
     O embarque foi super tranquilo, muito rápido e bem organizado. Ao chegarmos à bordo, fomos recebidos por uma equipe que nos indicou onde era nossa cabine.




     Escolhemos uma cabine classe B. O valor era bem mais em conta e havia um bom espaço para nós quatro. Além disso, era temporada do sol da meia noite, ou seja, acredito que ficaria mais complicado dormir em uma cabine com janela para o mar.



     O Serenade é um navio bem grande e estava lotaaaadooo. Oferece muitas atrações para quem quer passar o tempo se ocupando com algo que não seja dormir. No embarque recebemos um "menu" com as atrações da temporada, mas não chegamos a ver os shows que aconteceram durante a noite. Quer dizer, vimos, de certa forma. Há uma tv nas cabines, e cada canal é correspondente à uma câmera instalada no navio. Meio bizarro o Big Brother do Serenade.
     Como eu disse antes, os restaurantes são muito caros, mas na lanchonete que há no saguão central pode-se fazer uma refeição rápida com €5 tranquilamente. A loja duty-free tem preços ótimos e vale dar uma passada.






     A grande atração da viagem foi o tal "sol da meia noite". Coisa linda de se ver. Meia noite e o sol teimando em não nos deixar. Rendeu algumas boas fotos. Para quem optar por cabine sem janela, não há com o que se preocupar, pois há váááááários lounges no navio onde é possível apreciar o Báltico.






     Apesar de pequena, ficamos bem acomodados na cabine. Pontos para limpeza, tudo certinho. As camas eram confortáveis e tivemos um sono tranquilo. Cerca de 1 hora antes de chegarmos no porto de Estocolmo, a rádio do navio começa a tocar uma música suave, uma espécie de despertador para que todos comecem a se organizar para o desembarque. O principal ponto negativo vai para a conexão de internet. Foi bem complicado conseguir conectar. Na maioria dos espaços do navio não havia sinal algum, e quando conseguíamos, era extremamente lenta e caía com frequência.

As muitas ilhas no meio do caminho
Vontade de ficar pra sempre numa dessas!


ENTRE ESTOCOLMO E TALLINN
   
 O trajeto Estocolmo (Suécia) e Tallinn (Estônia) fizemos em outro navio da Tallink Silja, o Baltic Queen. Os procedimentos foram os mesmos. O Baltic Queen não opera mais essa linha (agora opera Helsnki-Tallinn) e é um navio muito menor do que o Serenade.







     No Baltic Queen não há cabines de categoria C, então fomos de B novamente. As cabines são um pouco menores e menos confortáveis do que as do Serenade, mas nem por isso são ruins. A viagem foi tranquila e super recomendo por causa do custo/benefício.






OUTRAS INFOS

- Porto de Helsinki:porto de passageiros de Helsinki possui 5 terminais, fique atento de qual deles seu navio vai partir. Os terminais são super pequenos e não tem erro. Nós partimos do terminal Olympia (navios para Estocolmo) e para chegar até lá, pode-se ir a pé desde a Praça do Senado sem problemas. Ou então, as linhas de tram 1, 2 e 3 te deixam na porta. Não há um guarda volumes "oficial", mas dá pra deixar as malas de boa na lojinha que tem dentro da área de check-in. Para chegar até o terminal Makasiini (navios para Tallin), basta tomar os trams 1 ou 2. Este terminal fica bem próximo do Olympia. Do terminal Katajanokka partem navios para Tallin e Estocolmo, e este terminal fica do lado oposto ao Olympia. Para chegar até ele, tome o tram 4T. Por fim, há o West Terminal, que liga Helsinki à Estocolmo, Tallin e São Petersburgo. Para acessá-lo, tome o tram 6T ou 9. Para sair dos terminais e ir até o centro, pode-se tomar os mesmos trams (observe apenas a direção).

- Porto de Estocolmo: existem vários terminais em Estocolmo. Os dois principais são o Värtahamnen (linhas de/para Turku, Helsinki e Tallin) e o Frihamnen (Linhas de/para Riga e São Petersburgo). No nosso caso, utilizamos o terminal Värtahamnen, que fica mais afastado do centro. Utilizar o transporte público ficou fora de cogitação, pois a estação de metrô mais próxima, assim como a parada de ônibus, na verdade ficam longe do terminal. Utilizamos então um transfer da empresa Interbus, que nos deixou na estação central de trens, próxima ao nosso hotel. O valor da passagem só de ida é de SEK 60 (2014) e da passagem de ida e volta é de SEK 100.


- Porto de Tallinn: os terminais de passageiros são o A, B ou D. São todos muito próximos um ao outro. Seja qual for o seu terminal, é possível ir a pé até o Old Town (Vanalinn), não é necessário tomar nenhum transporte público. Maaaas, caso seu hotel fique na região mais alta, ou caso você esteja com muita bagagem, é só consultar no Google Maps qual é a parada de ônibus mais próxima do terminal que ligará você até seu hotel. Um detalhe: os táxis em Tallinn são extremamente baratos.


PARA SABER MAIS SOBRE OS FERRIES NA EUROPA


Sobre ferries pelas ilhas gregas tem um post aqui