KAPPADOKIA 1

       Chegamos em Göreme bem na hora de uma das chamadas das mesquitas para oração (conforme vídeo que postei no FB). De arrepiar a soma do cenário exótico e daquele som. Neste primeiro dia, como já era tarde, aproveitamos para conversar bastante com o Mustafa (60% dos turcos se chamam Mustafá, ou Ali ou Mohamed, sério  -_- ) e aprender mais coisas sobre a história, os hábitos e os costumes do local.
     Por indicação do Mustafá, jantamos em um restaurante perto do hotel, chamado Firinn, bem familiar.
     No nosso primeiro dia de "tour", começamos pelo Red Valley. Achei que não veria nada mais lindo do que esse vale, mas algo mais nos aguardava ... me perguntam se a Cappadócia é realmente bonita, e só digo isso: não existe câmera que consiga captar as belezas e a energia desses lugares, é de tirar o fôlego, sem dúvidas!
Red Valley

         Seguimos então a conhecer o Love Valley, a vila Cavusin, Pasabag Valley, Pigeon Valley, Devrent Valley, o mosteiro de Selime e as pequenas Avanos e Uçhisar.




     Na volta para o hotel aproveitamos para conhecer uma fábrica tradicional de cerâmica. Aliás, tem cerâmica por tudo. Fomos conhecer a produção artesanal do famoso Chez Galip. Bem bacana, vale a pena se estiver com tempo. Tem toda uma explicação sobre como são feitas as peças e seus significados e até somos convidados a "botar a mão na massa", literalmente.



         E para fechar com chave de ouro, o sol ainda nos brindou com um baita espetáculo.


NOTES AND TIPS


- COMO CHEGAR NA CAPPADÓCIA: tem dois aeroportos, um em Nevsehir e outro em Kayseri. Escolhemos fazer Budapeste - Istambul - Kayseri, primeiro por causa das opções de horários e depois pelo valor das passagens. Três cias aéreas voam para lá: Atlas Jet, Turkish e Pegasus. Voamos com a Atlas Jet e foi bem bacana, ótimo serviço. Já em compensação, tenho que falar sobre a área de embarque doméstico do aeroporto de Atatürk, em Istambul. Cara, que caos! A rodoviária de Porto Alegre é mais organizada e agradável, com toda certeza. Esses turcos são muito doidos! No aeroporto de Kaysei também não foi diferente. Para sair do aeroporto e ir até o hotel, não tem jeito, só contratando transfer mesmo (todo hotel oferece transfer, a maioria com empresas terceirizadas).

- ONDE FICAR NA CAPPADOCIA: o lugar mais legal é, sem dúvida, a pequena Göreme. Ucshair e Avanos também são bacanas, mas Göreme é mais tradicional, mais rústico, tem boas opções de lojas e restaurantes e fica perto das principais rotas dos tours.



- NOSSO HOTEL EM GÖREME: Queríamos ficar em um hotel caverna e achávamos que teríamos que pagar muito por isso, mas tivemos uma grata surpresa. Claro que tem hotéis caríssimos, mas conseguimos um super em conta, o Canyon View. Tem que tomar cuidado, porque vimos vários hotéis na internet que prometiam ser cavernas originais com ótima localização, mas que não são nada do que prometem. O Canyon View foi um baita achado! Bem pequeno (são apenas 6 quartos), bem familiar. Trata-se de uma grande caverna que há uns mil anos era uma Igreja (ainda dá pra ver os detalhes dos arcos, colunas e da tinta de cobria as paredes). Há uns 200 anos foi ocupada pelos antepassados do dono do hotel, para servir como residência. Foi uma baita experiência!