A despedida de Paris




Nada como uma boa caminhada para se despedir de Paris.
                Manhã de domingo, muito frio, quase ninguém na rua. Silêncio. Finalmente silêncio em Paris. Estava começando a entender a cidade. Até o caos é organizado em Paris.
                Biblioteca Nacional, Ópera de Paris, Madeleine, Grand Palais, Place Vendôme, Galerie Vivienne, Galerie Laffayete, Rue St. Honorè e finalmente, um vinho para aquecer.
                Deixei o hostel às 16h. Uma hora e meia antes do trem partir para Amsterdam. Ok. Só ir até a estação de metrô próxima e me dirigir até Gare Du Nord, a estação de onde partem os trens intermunicpais e outras linhas maiores. O problema é que não era tão simples. Pra começar: minha mala está muito mais pesada (por que será). E aí, as escadas rolantes da estação Les Chatelêt não estava funcionando. Great. Depois, o trem para Gare Du Nord demorou, e demorou (Janaina, hoje é domingo!!! Droga!!!). Putz, cheguei na estação 16h50! Já estava pensando como é que eu ia fazer pra comprar outra passagem ... e a estação não tinha nenhuma orientação e era enorme. Tive que perguntar pra 1 dúzia de pessoas onde é que eu pegava o trem pra Amsterdam. E mais: o meu bilhete não dizia sequer qual era a companhia. A estação era extremamente complicada, não tinha nada escrito nos trens. Ás 17h15 eu consegui encontrar meu coche, finalmente. Mas com as costas arrebentadas.
                Viajar de trem me deixou enjoada. Não gostei. Tinha conforto (embora fosse 2ª classe), mas não foi legal.
                Agora estou em Amsterdam. A primeira impressão está sendo legal. O hostel parece ótimo, muito, muito grande, com diversas salas diferentes, um bar super legal com comida boa e barata. O staff e os viajantes são muito simpáticos. Está cheio de brasileiros e argentinos aqui. Me sinto em casa.
O hostel é uma pérola dentro de Amsterdam, totalmente diferente de toda a imagem que o mundo recebe da cidade, é meio engraçado isso. Quando cheguei, a primeira coisa que o recepcionista falou: “We are a Christian hostel. So drugs and alchool are not permissed. But we´ll like if you want join us to pray every night. Today will be at 23h30. If you want, we can give you a bible and reflexion books.”  
Ok. Thank you.

NOTAS (A propósito…):
-          Vi várias propagandas de carro em Paris em que há destaque para a quantidade de gases que o mesmo emite. Genial. Acho que estão começando a ter uma maior preocupação com o meio ambiente.
-          Todos - mas todos, sem exceção – os lugares fechados de Paris possuem um plano de evacuação de emergência bem explícitos. As saídas de emergência são sempre bem sinalizadas, assim como os itens básicos de segurança. Seu Volnei ia gostar.
-          Não está tão frio aqui em Amsterdam. Bem melhor.
-          Amsterdam parece ser mais barata do que Paris. E eu espero que seja mesmo, porque estou quase quebrada.
-          Acho que vou ter que comprar outra mala. Parece que a minha encolheu, ta estourando de coisas. E eu estou só no quinto dia de viagem. Não sei o que aconteceu ... J
-          Vou ter que começar a tomar relaxante muscular... me sinto uma velha toda doída.