Dia de caminhar ... e andar de metrô





                Hoje foi um dia de muita caminhada.
                Comecei pelo Concergerie e Saint Chapelle. No Concergerie tinha uma mostra muito legal sobre o cimema francês. Pena que não havia nada de explicação em inglês. Mas era muito legal, bem grande. Tinha trechos de filmes, reprodução de cenários, de figurinos, história da montagem do filme, dos atores, fotos ... bem interessante.
                Depois fui ver a Notre Dame. Achei que fosse maior. Nada interessante lá dentro. Aí fui comer um Subway (boa refeição por 5,00). Foi quando me dei conta que não tinha visto a coisa mais legal de Notre Dame, voltei. O mais legal não é a catedral em si, mas a vista que ela proporciona. 30 minutos em uma fila, mais 15 minutos subindo os 230 degraus de uma escada em caracol e eu cheguei no alto da torre da igreja. Isso sim foi legal. Ver os gárgulas e tudo mais...
                Continuando, fui ver as universidades parisienses. Como comprei um pass de transporte que é infinito, usei o metrô à exaustão hoje. Primeiro fui conhecer a EHESS. Bah, sonho de consumo dos historiadores. Depois a região da Sorbonne. Nossa, gigante e lindo o pedacinho que eu vi da Sorbonne. Queria conhecer a biblioteca principal, mas só pessoas cadastradas podem ter acesso.
                Segui para o Pantheon. Mórbido. Lindo lugar. Foi construído para ser uma mega igreja, mas nunca serviu à esse propósito. Virou um símbolo da política francesa, da república e de movimentos de resistência. Hoje é o abrigo dos túmulos de diversos líderes políticos e filósofos.  E, claro, do enigmático Pêndulo de Foucault. Uma obra prima de engenharia (mas eu não entendi como ele funcionava).
                Peguei o metrô. Denovo. Queria conhecer as galerias das Catacumbas. Cheguei em Monteparnasse e já estava fechado. Meu guia (que eu peguei no aeroporto) mentiu pra mim sobre o horário de funcionamento do lugar. Bom, aproveitei que ainda havia tempo e fiquei circulando pelo bairro. Sentei em uma praça e fiquei observando o movimento. Fui à uma padaria, comi um croissant, essas coisas que os parisienses devem fazer (eu só não tinha  o livro).
                Quando anoiteceu segui para o Champs de Mars, pra ver a Torre Eiffel. Na verdade nem tinha muito interesse em conhecer o lugar, mas já que estava escuro e os museus estavam fechados ... grande coisa essa Torre viu, te contar. Pagar 13,00 pra subir nela? Nem pensar. 10 min. Meia dúzia de fotos. Só. Nada demais, mesmo.
                Pra terminar, que tal o Arco do Triunfo? Lindo, lindo ... ainda mais à noite ... e pra terminar, uma caminhada pela Champs Elysèes ... mais comprinhas, lembrancinhas ... hmmm, ótimo. Linda essa avenida.

NOTAS (A propósito...):
- hoje me enchi de roupa. Paris se encheu de frio. Estamos quites. Mas amanhã eu quero ver me surpreender ... espera só.
- as estações de metrô e trem de Paris são muito feias. Muito mesmo.
- hoje consegui poupar na comida. Sobra pros presentes.
- conversei bastante com minha colega de quarto, ela é australiana. Combinamos de fazer um roteiro juntas amanhã. Nós duas não queremos mais as caminhadas silenciosas, solitárias e frias ...
- já falei sobre o hostel? Grande, muito limpo, bom café da manhã, organizado, silencioso. Mas 3 andares com mala e sem elevador não dá ...
- os melhores pães estão aqui, sem dúvida.
-os parisienses se revelam cada vez mais simpáticos, educados e atenciosos.

: sá uma sacada nestes sites, são muito importantes pra tu organizar tua ida à Amsterdam:
http://www.isic.org/student-discounts/discounts-worldwide.html#!/student-discounts/discounts-worldwide.html?locationGeoId=2988507&categoryIds=2&categoryIds=3&categoryIds=6&categoryIds=805&categoryIds=8&categoryIds=4&categoryIds=5&categoryIds=807&categoryIds=1&categoryIds=7&categoryIds=9&isic=true&itic=true&iytc=true&geoType=CITY&providerLetter=*&locationName=Paris%2C%20R%C3%A9gion%20%C3%8Ele-de-France%2C%20France

http://www.hollandpass.com/en/

http://www.iamsterdam.com/en/visiting/iamsterdamcard

http://www.annefrank.org/

http://www.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?lang=nl