Le Louvre



     Ainda não vi nada de Paris. Quando cheguei e peguei o trem RER para vir para o hostel (no centro) fiquei assustada. Muita sujeira, muita pichação. Claro, o aeroporto fica no subúrbio.
     Bom, me perdi né. Cheguei na minha estação de destino e não entendi nada daquela muvuca. Muita gente, muita gente. Aquilo tb não sei o que é: estação d etrem, de linha de metrô, de ônibus, shopping, cinema,tudo que se possa imaginar no mesmo lugar. Olhei o mapa que peguei no aeroporto e não achei a rua do hostel. Tentei lembrar da imagem do google maps. Daí que fiquei mais de 20 min caminhando com 20kg de bagagem e quase congelando. Aí desisti e peguei um taxi. 8 euros depois e 5 quadras (sim, eu estava a 5 quadras), cheguei no hostel.
     Larguei as malas e fui para o Louvre.
     Das 16h até ás 22h. Seis horas de deleite artístico ... agora sim a viagem começa a valer a pena. Minha nossa, é muito emocionante. A coisa mais linda que eu já vi. Tem de tudo lá, e tudo vale a pena. Tem uma energia, um cheiro, um sentimento ... não tem como descrever o Louvre por isso. Porque é muita coisa junta.
     Que Monalisa, que nada. Os outros trabalhos expostos do Da Vinci são mil vezes mais tocantes (e menos assediados). Mas o que mais me impressionou foram as antiguidades. Tudo - ou quase né - que eu já li, já estudei, que eu falo para os meus alunos estava lá. Lindo. Iluminado. Palpável. Não tem como descrever ...mesmo aqueles que não são amantes da Historie como eu, sentiriam o mesmo.
     E que venha o Chateau Versailles amanhã. Se não chover ...