Amsterdam I





O primeiro dia em Amsterdam

     Amsterdam é cheia de gatos. E são uns senhores gatos. Nunca vi uns bichos tão grandes, tão lindos, tão peludos e tão fofos! Eles estão em todos os lugares: nas ruas, nas lojas, nos cafés ...

     
     Fui conhecer uma associação que cuida dessas criaturas perfeitas. É um albergue de animais, que são recolhidos das ruas, tratados e então colocados para adoção. O legal é que a sede do De Poezenboat é em um barco, que fica permanentemente ancorado no canal Singel. Muito, muito legal o lugar. Tinhas mais de 30 gatos lá. Lindos e dóceis. Fiquei quase uma hora brincando com os bichinhos, nem vi o tempo passar... Para quem é aficionado por estes bichanos, tem um museu todinho dedicado à eles, o Kattenkabinet, que conta um pouco da história da relação dos homens com os gatos.
                Depois, este sentimento de paz que eu estava sentindo foi embora. Completamente. Na segunda parada do dia visitei o Memorial Anne Frank, que foi montado na casa onde a menina viveu escondida por anos, até ser levada para o campo de concentração. Bah, muito forte o sentimento que se tem lá dentro. Me lembrou o que eu senti quando visitei os porões do DOPS em São Paulo (lembra, Rô?). Acho que é porque traz à tona toda a maldade humana, toda crueldade, falta de respeito... me senti mal, muito mal, mas a visita vale a pena. A dica para visitar a casa da Anne Frank é comprar os ingressos com antecedência, já que o acesso ao lugar é limitado.


                Bom, aí eu tive que resolver essa tristeza. Que tal uma cerveja? A Holanda é famosa por essa fermentada. Heineken Experience: mais do que um museu, uma grande experiência. Propaganda boa? Não tão boa quanto o lugar. Valeu muito a pena a visita à primeira fábrica da Heineken (que é minha companheira constante nos finais de semana). Criaram uma mostra interativa e os guias eram muito simpáticos. E claro que a degustação não podia faltar. Imperdível.
     
     Menos imperdível, e muito menos fantástico foi o meu último destino: X-treme Cold Experience, um bar de gelo. Te dão um monte de roupas e aí tu entra no lugar. É tudo,tudo feito de gelo (inclusive os copos) e a temperatura estava - 15◦ ... te dão uma bebida, passam um filme idiota e depois de 15 minutos te mandam embora. Ainda bem que com meu pass eu não pagava entrada, senão eu ficaria muito p* (a entrada custava € 19,00!!!!!!!!!!).