O primeiro dia em Milão


                Depois de um tempo perdido procurando hotéis, mais tempo perdido para conseguir o tal AmaMi Card, um pass que me dá acesso gratuito a mais de 30 museus e 48h de free public transport. Depois tive que achar um lugar pra comprar um mapa, outro pra marcar meus pontos no mapa... e vai tempo, vai tempo ...
                Agora vamos para o centro nervoso da cidade, Piazza Duomo.Mas como usar o cartão no metrô? Não sei. 1h procurando informações, sendo mandada de um lugar por outro e sem achar 1 lugar de informações turísticas. Que merda de cidade, eu pensei. Tá, acabei entrando no metrô quando um turista japonês passou o “ticket giornale” dele. Tipo, me fiz de louca e passei na porta automática junto com ele. O japa não entendeu nada, mas eu entrei. Pô, comprei esse passe pra que se não posso andar no subway?
                Piazza Dumo. Muito gigantesca essa catedral.Nossa, imponência absurda. Linda. Linda. Dentro dela tu te sente uma formiga, é quase assustador.
                Galleria Vittorio Emmanuele: só para olhar.
                Pinacoteca Ambrosiana. Nossa .... que lugar ... que fantástico. Botticelli, Leonardo, Rafael ... todos lá.Lindos. Muito mais do que nos livros. Pena que não pude registrar.
                Theatro Scalla. O famoso teatro de Milão.Nada,absolutamente nada de impressionante. Bem singelo, simples. Fui na bilheteria, ver se ainda tinha ingresso para a ópera de hj à noite. Eles tem uns ingressos baratos, tipo 15,00, mas estes já estavam vendidos. Só tinha ingresso a 120,00. Aí não dá.
                Museo Poldi Pezzoli. Muito tri. Tinha uma exposição temporária sobre Botticelli. Tri. O museu é bem grande, e é composto somente de obras do período medieval (a maioria do período entre 1100 d. C até 1500 d.C.). Tem de tudo lá. Armaduras, móveis, utensílios, roupas, esculturas e quadros, é claro. A pintura medieval é muito estranha né, o teocentrismo dominante, parece que eles tinham medo de pintar, não sei explicar... parece não, o pudor é evidente. Não estou conseguindo dizer o que eu estou pensando .... Enfim, é legal ver estas obras e depois ir para Firenze e ver os renascentistas. Gosto de estudar essa mudança de cosmovisão.
O FIM DO PRIMEIRO DIA
                Falando em arte medieval, me lembro do E. Bosch, com sua obra “Os pecados capitais”. Com certeza o meu maior pecado capital no momento seria a gula.  Não posso ver uma vitrine de biscoitinhos que tenho vontade de comprar todos (também, onde já se viu fazer vitrines de biscoitinhos, tortas, macarones ...!).
                Os museus aqui fecham cedo, 17h. Nada pra fazer, resolvi comer. Primeiro um delicioso gelatto veramente italiano. Minha nossa, o que eu comi não pode ser sorvete, devia ser o qualnome  que mencionam nos livros de mitologia nórdica. Era dos deuses.
                Aí resolvi comer uma comidinha italiana “low cost”. Fui no mercado: vinho branco e queijinhos temperados de entrada. O prato principal um pannini italiano com formaggio. A sobremesa um clássico tiramisu. Tudo isso por 8,00. Ah, estou na Itália puxa vida, tenho que me dar o luxo!

NOTAS (A propósito...):
- Milão parece chata. Muito chata. As pessoas não são solícitas e não são simpáticas. Ninguém fala inglês. Quando peço uma informação com meu inglês tosco, quase torcem o nariz. Putz meu, cadê os italiani tutti buona gente? Fala mal dos franceses e dos dutch agora, fala mal ...
- hoje me peguei falando sozinha. Sabe quando tu vê aquelas pessoas na rua falando sozinhas e tu acha bizarro? Pois é, eu fui uma destas wird people hoje. Agora, sem ter com quem falar,tendo que ficar em silêncio quase que o tempo todo,é que eu percebo o quanto eu falo.  Eu sei, não é pouco.