SEREN DEL GRAPPA





                Que dia maravilhoso!
                Saí cedo de Milão (finalmente!), fui para Padova e aí peguei outro trem para Feltre. Objetivo: chegar em uma pequena vila, Seren Del Grappa, de onde saiu parte dos meus antepassados, os Rech.
                Já no caminho, o encantamento. Que lugar! Que lugar!
                Chegando no hotel, a senhora que me atendeu foi extremamente simpática. Primeira impressão: muito boa.
 ----“Que fare qui?”
 ----- “Io voglio conoscere Seren Del Grappa, ma prima io voglio manggiare, perchè c´è um autobus a 14 ore e io ho tempo”.
------- Mas não precisa esperar, eu te levo a um bom restaurante cerca de 1km de Seren. De lá tu pode ir a pé até o centro da Comune.
                Então, a dona do hotel fechou o estabelecimento, pegou o carro e me levou para o restaurante. Maravilhoso o restaurante. Primo piatto: ensalata. Secondo piatto: formaggio. Terzo piatto: Penne ao pesto. Per bevere: vino bianco. Total: 11,00. E o hotel? Muito bom. Me sinto em casa, é bem negócio de família. O quarto é gigante, bem aconchegante e tem um banheiro cheirosinho e grandão. Que bom começo!
                Doppo manggiare, fui para Seren. Meia dúzia de ruas, cercada por montanhas (os Alpes italianos, as Dolomiti Bellunesi). Muitas ladeiras, bem íngremes, casas antigas, canto de pombas,quase ninguém nas ruas. Denovo: que lugar! Que lugar!
                Parecia uma cidade abandonada. Acho que esses gringos estavam todos dormindo porque era depois do almoço. O comércio estava todo fechado, mas eles abrem no sábado (fecham nas quartas), só que depois das 16h. Estranho. Muito sossegada, as pessoas passavam umas pelas outras e paravam pra conversar, todo mundo me cumprimentou espontaneamente. Amei, amei tudo. Um dos lugares mais lindos que eu já conheci, e tudo isso cabe em meia dúzia de ruas.
                Fiquei horas lá, sentada, ora em um lugar, ora em outro. Pensei tanta coisa ... olhei para as montanhas e pensei que há tempos atrás meus antepassados também olhavam para a mesma montanha, e muitas coisas mais. Muito emocionante.  Pensei nos que já se foram e não puderam, infelizmente, sentir o que eu estava sentindo. Miei nonni. Senti muita saudades. Muitas lembranças.
Encontrei o encanto da Itália. De certa forma, me encontrei também.
                Mãe, pai: muito obrigado por ter me proporcionado tudo isso. Eu realmente espero um dia poder retribuir, poder voltar aqui e trazer vocês, para que vocês também sintam este turbilhão de coisas boas que se passaram comigo hoje.