Firenze ... ah ...Firenze...

    

     Os dias seguem em um ritmo muito acelerado aqui em Castelraimondo. Contraditório, visto que a cidade tem, ao mesmo tempo, aquele ar interiorano, provinciano. A escola nos oferece muitas atividades além das 4h diárias de aula, nos mantendo ocupados o tempo todo: aula de cultura italiana (comidas, hábitos, gestos, música, arte, história, ...), tem exibições de filmes, passeios e excursões. O dia passa muito rápido.
     Quinta foi dia de lavar as roupas e faxinar. Que suplício lavar as roupas... a água gelada, gelada ... e pra secar então? 4 dias. São nessas pequenas coisas do dia que encontramos as pequenas "aventuras" e "desventuras".
     Comer aqui é muito caro. Estamos tentando nos virar. O bom é que eu quase não preciso fazer nada. As gurias vão no super (fizemos um "caixinha") e depois cozinham. Mas é massa demais ... massa, massa, massa ... to com saudades não sei do que, de comer alguma coisa diferente, não sei. E quanta pimenta! Tudo aqui é pimenta pura.
     Sexta resolvi pegar o trem e conhecer uma cidade a 10min daqui: Matellica. Um mimo. Cheia de vielinhas, vestígios de casas romanas milenares e um gellatto troppo buono. Vou fazer isso em todas as tardes que eu tiver livre (1 por semana). Quero conhecer todas as cidadezinhas no entorno de Castel.
     Sábado fomos para Firenze. Peguei carona com o ônibus da excursão da escola e me soltei por lá. Minha nossa. Eu fiquei pensando um monte sobre o que escrever, mas é impossível descrever Firenze. É impossível descrever o que senti lá. Claro que não foi como Seren,é diferente, mas foi igualmente fantástico. Firenze é o berço das artes, do renascimento, da cosmovisão moderna. Cidade universitária, bem conservada, que exala história. Dormi lá no sábado (em um hostel maravilhoso, muuuuuito confortável, bonito e agradável) e voltei ontem pra Castel (depois de 2 trens e 1 ônibus- eles nunca ouviram falar em linha direta).
     Aqui eu percebo o quanto o conhecimento da História é importante. Em muitos momentos, especialmente nas excursões e aulas de cultura, me sinto extremamente "em casa". Sem modéstia, eu vejo o quanto meus conhecimentos me permitem ir além, me concedem uma facilidade de discernimento que meus colegas não tem, em função de não ter uma base de leitura na área ou capacidade analítica sobre estas questões. Aqui a história é valorizada, é vivenciada a todo instante, é importante, é respeitada e admirada. É a base para tudo que se fala, que se explica.

NOTAS (A propósito ...):

- já falei sobre as estradas italianas, mas achei legal o que um colega falou no ônibus: "nossa, agora eu acho que tem muito italiano vivo" Hehe. Capisce?
- mesmo comendo mal, engordei uns 3 kg já, no mínimo ...
-comprei uma mala para carregar os regalos ... mesmo assim, to achando que não vai ter espaço
- to pensando em conhecer Praga. Tenho 3 dias que posso "matar" de aula ... passagem está barata... só tenho que fazer as contas das moedinhas que ainda me restam
- ainda não vi uma ópera veramente italiana. Quem sabe em Roma? Vou me informar ...
- conheci uma farmécia de monges lá em Firenze. Mais de 400 anos fazendo medicamentos fitoterápicos e "profumos" ... minha nossa,que lugar. Alquimia pura.
- Botticceli: O nascimento de Vênus ... uma das coisas mais lindas que eu já vi na vida. M a r a v i l h o s o!!!!!