Gubbio, Norcia e Monti Sibillini



   

   Terça um passeio mais light: uma cidade próxima chamada Gubbio. Cidade medieval, constuída em uma montanha. Pequena, bonitinha, antiga, interessante. Mas por aqui, isso é o que existe de mais comum. Não que não seja bonita, é muito legal. Só que não impressiona mais. O que chama atenção é conhecer as histórias de cada lugar. Cidade pequena sempre tem muita história pra contar, porque ao contrário das cidades grandes, as histórias não se perdem, elas se conservam nos detalhes.
     Gubbio tem uma igreja construída em madeira no topo de um morro. É uma igreja do século XII, de um santo que não lembro o nome. Além disso, é a primeira cidade onde São Francisco passou logo após abdicar de suas riquezas. Durante a primeira guerra, os habitantes de Gubbio sofreram uma invasão e represália dos nazistas. Por isso tudo a cidade é cheia de lendas e histórias ...
     Hoje visitei um dos lugares mais lindos da viagem: Norcia e Monti Sibillini. Norcia é uma cidade medieval toda cercada por muralhas e com 4 portões de acesso. Tudo acontece dentro dos muros, é muito simpática e gelaaaaada. Norcia é conhecida pelos salames e outros embutidos. Dizem que ali, no século X, foram feitos os primeiros salames e salsichas, por monges beneditinos que dominavam técnicas cirúrgicas e começaram a aplicá-las nos porcos.
     Depois, seguimos para o parque nacional Monti Sibillini. Um conjunto de montanhas e vales.Não existem povoados dentro do parque, com excessão de uma vila milenar. Para chegar lá já foi uma aventura ... essas estradas italianas ainda me matam do coração... mas o lugar é divino. Se existe algum Deus, acho que uma prova está neste lugar. Simplesmente não tem explicação.
     O lugar é cercado de lendas de fadas. O nome Sibillini provém da história de uma mulher que habitava Castelucio, a pequena vila no meio das montanhas. Dizem que Sibilla era uma maga muito poderosa.
    A pausa para almoço foi em Castelucio. Fantástico. Uma dúzia de casas, neve e montanhas. Durante o inverno, somente 20 pessoas habitam o lugar. Durante o verão, os romanos vão para a cidade. A neve que ocupa os vales entre as montanhas da lugar a campos férteis e floridos.
     Chegando na escola: 4h de aula. Estou muito cansada.

NOTAS (A propósito...)

- Preciso dormir!
- Meu dinheiro se foi... vou ter que comer pão seco ... hehe ...não sei como foi tudo tão rápido, e eu ainda tenho um monte de lugares pra visitar ...
- Como italiano gosta de igreja ... não aguento mais santos e igrejas... tem uma vila com 100 pessoas, 1 mercado, nenhum hospital, nenhuma escola ... mas tem 4 ou 5 igrejas. La chiesa è il cuore di tutti le città.
- Sábado e domingo: Roma
- Segunda, terça e quarta: Praga
- Quinta: Castelraimondo
- Sexta: Mantova e Castel D´Ario
- Sábado e domingo: Veneza
- Haja perna ...