PRAGA!


        Durante meu intercâmbio na Itália, fui à Praga para passar um final de semana.
        Sempre quis conhecer o leste europeu: Praga, Instambul, Budapeste ... Mas não havia planejado nada para este "giro". Pois bem, navegando pela internet, sem compromisso, pesquisei os valores dos vôos de companhias aéreas low cost européias. Praga ida e volta por 130 euros! Bingo! Mas e agora? Praga pode ser assustadora para uma mochileira sozinha ... Comentando com amigos, achei uma - boa - companhia para a viagem: o Marco e a Thais. Bingo duplo! Vamos mesmo? Vamos!
        Chegamos em Praga à tardinha. Foi tranquila a ida aeroporto-hotel, a qual fizemos de aerobus + metrô. A língua tcheca é praticamente indecifrável, porém, é muito fácil encontrar quem fale inglês. O hotel foi um capítulo a parte, com excelente custo-benefício. Ponto pra Thaís e pro Marco.
        Saímos à noite para circular pela cidade. Apesar de termos a impressão de que é uma cidade de festa, com muitos bares, muitos pubs e restaurantes, Praga é mais tranquila no inverno. As opções para um programa à noite são infinitas e acessíveis. Entramos no Hard Rock Café e tivemos a grata surpresa de assistir uma banda bastante pitoresca. Um trio de mulheres empunhando violinos e um violoncelo, acompanhadas por um baixista, um guitarrista e um baterista. Tocaram releituras de clássicos do rock e da música erudita. Super animado e diferente. Adorei.


        Não é difícil se localizar em Praga. Algumas olhadas no mapa e depois nem precisamos mais dele. Como foi tudo decidido em cima da hora, não deu tempo de organizar um roteiro, portanto, resolvemos anotar alguns pontos interessantes no mapa e sair para desvendar os encantos da cidade. Foram horas de caminhada e de lugares mágicos ... Praga é uma mistura de cenário de Senhor do Anéis, Brumas de Avalon, Crônicas de Nárnia e todos estes filmes que abordam algo fantástico ... é uma cidade de bonecas, de fadas, princesas ... inesquecível, linda, linda ...

Powder Tower - um dos portões da antiga cidade
Václavské náměst - Avenida Venceslau, palco da Primavera de Praga, com o Museu Nacional ao fundo



Subindo o Monte Petrin
Vista a partir do Monte Petrin
Old Town Square
Torre Astronômica (Orloj)
Ponte Carlos
Mala Strana
Em direção ao Castelo de Praga
Mala Strana




NOTAS (A propósito ...):

IMPRESSÕES DA REPÚBLICA TCHECA: 
- os tchecos são bem mais receptivos do que os italianos. Pelo menos em Praga.
- nunca senti tanto frio. E o inverno aqui já está acabando ... me lembrem de nunca fazer esta viagem em dezembro ou janeiro.
- Senti e vi muitas marcas da história política contemporânea da República Tcheca em Praga. Conversando com um tcheco (que falava português), ouvimos o seguinte: para a união européia , os países que faziam parte da URSS não existem. Ou seja, o sistema de cooperação mútua que é a idéia central da União Européia não se aplica à Rep. Tcheca, por exemplo. Além disso, parece que eles estão vivendo uma grave crise econômica, que culmina em um alto índice de desemprego. Acho que os fantasmas dos problemas passados ainda circulam nestes países ...

QUANTO CUSTA?
- os preços praticados em Praga são os mesmos do Brasil. Por exemplo, é possível comer muito bem, em um restaurante legal, por Cz 150,00, o equivalente a uns R$ 16,00. Isso foi um alívio para o bolso depois de tanto tempo na Europa ocidental.

O VÔO DE VOLTA À ROMA
        Dois dias no paraíso e lá vamos nós de volta a Itália. Não deu vontade de voltar. Enfim ... adiós Praga ... prendemos nostro vuolo alle 11h de la mattina ... aí tudo começou. O vôo Praga - Roma foi uma das piores experiências da minha vida, para ser contida e não dizer que foi a pior. Depois de 1h20 de um vôo tranquilo começou o inferno ... eu tinha ido para uns bancos de trás esticar a perna (meu joelho estava lesionado) quando o piloto informou que dava início aos procedimentos de pouso. O que ele não informou foram as condições climáticas da área próxima de Roma. Uma p* tempestade. Bom, uma aeromoça passou apressada mandando todos abrir as janelas (é um procedimento de segurança) ... a turbulência durou 20 minutos ininterruptos. O avião parecia de papel. Se eu não estivesse de cinto, teria batido minha cabeça e meus braços umas 20 vezes. Sacudia muito, muito. As pessoas falavam alto, rezavam, olhavam pra frente, procuravam as comissárias com olhos, se agitavam. Nunca vivi algo assim. Não foi uma turbulência qualquer. Realmente achei que aquele avião não pousaria de maneira, digamos, convencional ... meu sistema nervoso ficou praticamente fora de controle. E não fui só eu, mas todos naquele vôo. Quando o avião finalmente pousou, foi uma alegria geral, palmas, palmas e um piloto ovacionado. Queria abraçar aquele cara! A Itália nunca foi tão linda ...

- agora consigo encontrar algumas palavras para definir os lugares que visitei. Paris é charmosa, sedutora. Amsterdam é alegre, cheia de energia. As cidades italianas são emocionantes (com exceção de Milão, que é chata). Praga é encantadora.
http://www.360meridianos.com/tag/praga
http://www.pragaturismo.com/