ATENAS: Complexos arqueológicos, Museu da Acrópole e Monastiraki


Acropolis
       O segundo dia em Atenas foi dia de arqueologia bebê!
     Começamos com a Acrópole. Meu Zeus! Opa, Atena! Não tem como descrever ... não sei nem se eu mesma consegui entender o turbilhão de ideias, sentimentos e informações que eu tive lá em cima. É mágico, simplesmente mágico. Putz, o negócio tem 3000 anos! Imagina só quanta gente já não passou por ali, cada uma com uma história diferente ... E isso leva a gente a pensar o quão pequenos nós somos e que o mundo é tão grande, tão cheio de coisas para se conhecer ...
     O complexo da Acrópole é enorme, cheio de detalhes para se observar, não são somente os grandes templos (Partenon e Templo de Atenas).


     Depois de 2 horas lá em cima, seguimos para a região da Ancient Agora. Bom, em resumo, esse lugar é um enoooorme sítio arqueológico que fica nos pés da Acrópole. Tu te sentes como em uma cidade antiga (obrigada Coulanges), passando pelas ruas, pela avenida principal, pelas bases de onde estariam as moradias ... E lá no alto é que fica o Templo de Éfeso.



      No final desse roteiro longo, cansativo e lindíssimo, acabamos caindo no Monastiraki denovo. Mas desta vez tivemos uma grata surpresa. No início nos sentimos meio perdidos, só depois de algum tempo é que fomos entender onde estávamos. É porque ontem tívemos uma impressão bem ruim do bairro, mas mal sabíamos nós que aquela era uuuuma região específica e que se andássemos algumas poucas quadras chegaríamos no tão falado charmoso Monastiraki. Muito legal o lugar. E ainda por cima fomos brindados com uma enoooorme feira de antiguidades, um verdadeiro mercado das pulgas a céu aberto, com centenas de banquinhas vendendo tudo (mas tudo) que se possa imaginar.
Monastiraki
     Como não temos muito tempo por aqui, temos temos que aproveitar ao máximo. Embarcamos no nosso "ônibus para turista CVC e partimos em direção ao sul da cidade, para o porto de Piraeus.
     Existe uma outra Atenas dentro de Atenas! Piraeus fica as margens do Mediterrâneo, banhado por um mar azulzinho azulzinho. Tem praias, marinas e o famoso porto, um dos maiores da Europa.


Piraeus
      Também passamos por todo complexo construído para as Olimpíadas de 2004. Deu pra ver o tamanho do desperdício que são esses prédios (estádios e arenas). Quero só ver o que vai ser do Brasil ...
     Voltando do Piraeus, tive que concluir o meu "passeio arqueológico", e ai fui para o New Acropolis Museum (http://www.theacropolismuseum.gr/en). Lindo, lindo. O New Acropolis conta toda a historia dessa colina, dos seus habitantes antigos e de todo trabalho arqueológico feito por la. Ali estão as mais importantes pecas encontradas neste sitio (fora aquelas que os "pesquisadores" franceses e ingleses não tomaram conta e levaram embora para seus países). E uma viagem no tempo ... mas tem uma outra coisa bacana neste museu, que e o encontro entre o antigo (ai de quem usar a palavra "velho") e o moderno. O prédio que abriga toda essa coleção ganhou um premio em 2011, por ser a mais bela construção da Europa naquele ano. E realmente e muito legal, bem arrojado. O chão de quase todo ele e feito de acrílico, para que se preserve e se possa observar as escavações abaixo do prédio.
Acropole New Museum
 


NOTES and TIPS
- HOTEL de ATENAS: escolhemos um hotel em Plaka. Quem quiser vir, esqueça outras regiões, especialmente a Omonia. O hotel Herodion é maravilhoso, tem um terraço magnífico e um serviço de primeira.

- Todos os sítios arqueológicos podem ser visitados com o mesmo ticket, portanto, faça tudo no mesmo dia.

- O calor continua castigando por aqui. Se ninguém nunca viu um tomate caminhando é porque não me enxergou passeando pelas ruas de Atenas.

- O bom do verão europeu: nunca escurece antes das 20h30/21h

- Se fores ao New Acropolis Museum evite saias ou vestidos. O chão e de acrílico, lembra? O que dava de gurizinho olhando para os andares de cima ao invés de apreciar as obras ... hahaha

- PALAVRA DO DIA: mármore

- OBJETOS DE DESEJO: pernas novas, por favor!