BUDA + PESTE - PARTE I



     Chegando em Budapeste, partimos para o nosso apto, para nos organizar.

     Caminhamos pela praça Deák Ferenc até a grande Basílica de São Estevão. A Basílica é enorme (da pra entender para onde vai a grana do dízimo), mas não tive interesse em entrar. Não sou fã de arte sacra.
Basílica de São Estevão

    Descemos pela charmosa rua Zrinyi e fomos conferir a programação do Teatro Duna Palota, que apresenta um show folclórico todas as noites. Achei CVC demais.

rua Zrinyi

     Seguimos até a ponte Szechenyi (Chain Bridge) e ficamos observando as cores do sol se ponto. Bem bacana. Fomos até a praça Vigadò e depois até a Vörösmarti (eu queria ir no Hard Rock Café, que eu não deixo de conferir em cada cidade que eu passo). 

ponte Szechenyi (Chain Bridge)

     Paramos no Kakas (http://www.kakaspresszo.hu/), que é uma rede de restaurante/bar/pub que tem por lá. O cardápio de drinks é enorme e a decoração é bem criativa e moderna. Pena que não bati foto. Então fomos comer num "bastantão" árabe, porque a essa altura do campeonato a fome imperava.

     Voltamos para o apartamento por trás da Basílica, e aí deu pra ver como Budapeste é efervecente! É uma cidade pulsante, dinâmica, viva! Em todas as praças havia música, pessoas sentadas em barzinhos bacanas, cidade lotada, cheia de jovens e pessoas diferentes, de tudo quanto é tipo, todas descontraindo. Muito legal!



     No dia seguinte, resolvemos colocar o sono em dia. Lá pelas 10h é que se deu a alvorada. Fomos até o início da rua Vàci, com o objetivo de percorre-la toda até chegar no Mercado Público (lembra da fissura por mercados que o doc. Volnei tem?). Esta rua é tipo como se fosse uma principal, cheia de lojas. Não circulam carros, é como um calçadão. É uma rua estreita, porque por ali só passavam carroças né. Quase chegando no mercado, tivemos que dar uma baita volta, porque tinha uma obra grande no caminho. Aliás, parece que toda a cidade está em obras.

     O mercado de Budapeste é muito legal. Tem bastante variedade de frutas e especiarias. Comi umas amoras gigantes que me fazem salivar agora. Também encontramos todo tipo de souvenir por lá, e com preços bem acessíveis. Tem algumas bancas que vendem comida típica, então almoçamos por lá. Ou seja, para comprar e almoçar não precisa ir em outro lugar, o Mercado te oferece tudo isso.






     Bem alimentados, era hora de conhecermos o lado "Buda". Caminhamos um montão pela beira do Danúbio até chegarmos ao Funicular que nos levaria aos altos de Buda. A vista lá de cima é fantástica! Na verdade essa parte da cidade era toda murada até uns séculos atrás, como uma fortaleza. Conhecemos o grande prédio que abriga vários museus (entre eles, o Museu de Belas Artes e o Museu de História da Hungria) e o Castelo de Buda (ou o que sobrou dele). Andamos pelas ruazinhas da região e seguimos para o metrô, para tomar o rumo de casa. (http://www.mng.hu/)

Funicular para o Buda Quarter



Fortuna utca

NOTES and TIPS

- DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE: é muito simples ir do aroporto até o centro, e isso que estou falando de uma baita distância. Não tem metrô direto, mas tem um ônibus circular que te leva do aeroporto até a primeira estação de metrô. Dali, é só seguir. Não tem erro e custa 1/5 do valor de um transfer ou táxi.
- HOSPEDAGEM EM BUDAPESTE: considerando o tamanho da cidade, econtramos poucas opçõoes de hotéis. Procurando no Booking e no Trip Advisor, percebi que a maior parte das hospedagens acontecem em aptos. De locação temporária. Assim, decidimos por um apto. Foi maravilhoso! Muito melhor do que hotel, sem dúvidas! Ainda mais por se tratar de um prédio do século XIX (não, não fiquei pensando em quantas pessoas já tinham morrido ali ... Hehe) Recomendo ficar em Peste, porque tem mais opções de restaurantes e também porque o acesso ao transporte público é mais fácil. Evite a região do Oktagon e Opera, prefira as regiõoes perto do Danúbio (Praça Deak Ferenc ou Vörösmarti). 
- BUDA + PESTE?? Até 1878 haviam duas cidades, cortadas pelo rio Danúbio. E aí veio a unificação. Mas tem bastante diferença entre os dois lados. Buda é quase toda em um morro, cheia de ruas sinuosas e construções  bem antigas, na maioria casas e pequenos negócios, prédios baixos. Peste é plana. A maioria das lojas e escritórios ficam aqui. Tem prédios mais altos e é mais agitada.
- QUANTO CU$TA BUDAPESTE: em relação à Europa Ocidental, os preços em Budapeste nem se comparam! É muito mais barato se hospedar e cmer no leste europeu.
- MINHA IMPRESSÃO: já tinha estado na República Tcheca e tinha amado. Praga ainda é, pra mim, a cidade mais bonita em que já estive. Depois de Budapeste tenho certeza de que o lete europeu é muito mais legal do que o resto da Europa. Sem dúvidas!
- UM POUCO MAIS: a cidade é bem limpa e tem muitas áreas verdes. Sobrevoando Budapeste podemos conferir isso. Mas o povo lá não é tãão friendly ...