DOIS DIAS NO PARAÍSO: Santorini

Oia - Santorini
     Se há quase exatamente 1 ano atrás estávamos sob o sol da Toscana, agora estamos sobre o mar de Santorini, o azul Mediterrâneo.
     Não tem como vir para a Grécia e não visitar ao menos uma de suas ilhas. Foi difícil abrir mão de algumas e escolher apenas uma. Depois de muito pesquisar, escolhemos Santorini, primeiro por suas belezas naturais e segundo porque, segundo os comentários, era uma das mais sossegadas.

     Saímos bem cedinho de Atenas, até mesmo para evitar defrontar com alguma manifestação. Escolhemos vir para a ilha de navio, para aproveitarmos  o passeio pelas ilhas gregas e também porque, como todos que me conhecem sabem, eu detesto aviões, então não hesito em evitá-los.

     A viagem foi bem agradável. Eu acho. Dormi quase todo tempo que durou o nosso mini cruise pelas ilhas. Ok, façam fila para me matar por favor ...

     Santorini surpreende muito. É uma ilha rochosa, que se originou de lava vulcânica (aliás, o vulcão ativo ainda está lá) e quase não tem praias. É bem grande e possui diversas partes, como se fossem bairros. A maior parte das construções fica na parte mais alta, na beira de penhascos altíssimos e imponentes. A parte mais bacana é a que fica justamente nestes penhascos, voltada para a ilha do vulcão, para a chamada "Caldera".

     Chegamos na ilha e fomos direto para o hotel, que era um dos atrativos dessa parte da viagem. Uma vista de tirar o fôlego! Então seguimos para o downtown de Santorini, que é Thira (ou Fira). Muito bacana. Lembra um pouco - e bem pouco - Veneza, com suas ruelas, mas é extremamente limpo e iluminado, tudo clarinho. Cheio de lojinhas e restaurantes.

Thira
     Voltamos para o hotel pelas 20h, para não perder o maior atrativo da ilha: o pôr do sol. E é realmente fantástico!
Santorini Sunset

     Na manhã seguinte, acordamos cedo para explorar todos os cantinhos possíveis. Começamos por Pirgos, uma vila bem simpática. Subimos um morro gigantesco (que me deu medo, óbvio) e seguimos por uma das Wines Roads. Tem muitas vinícolas na ilha. O curioso é que as uvas não são cultivadas em parreiras latadas ou espaldadas, mas em parreiras rasteiras. Meio bizarro, parece um matinho qualquer. E ás vezes é mesmo, porque tem por tudo que é canto, até em terrenos "baldios"


     Então fomos conhecer a famosa Red Beach. Aí começamos a perceber muitas diferenças entre as nossas praias e as deles. A água é simplesmente cristalina, e o no sol reflete uma coloração azulada magnífica. Mas a areia é muito estranha, é pedregosa (não encontrei outra palavra para definir) e escura. A Red Beach é legal, mas bem pequena. 

     Passamos por uma outra que não lembro o nome, E então paramos um pouco em Perissa. A rua beira mar de Perissa parece um pouco com Canasvieiras, em Floripa e Piriápolis, no Uruguai. Mas a areia é completamente preta! Wird! Seguindo nossa volta a ilha, fomos para Kamari, que é onde tem o aeroporto. Kamari e Perissa são separadas por um graaaaaaande morro, então são praticamente iguais. Só que Kamari é bem mais movimentada, com mais opções de lojas, restaurantes e entretenimento. Me lembrou muito as ruazinhas das praias do norte de Santa Catarina (com excessão do fato de que em Santorini não existem prédios).



     Rodamos, rodamos e fomos então para Oia (se pronuncia Ía), que não é uma praia, que está no lado da Caldera, na beira do penhasco. Oia é a localidade mais famosa de Santorini. É ali que são tiradas a maioria das fotos de wallpaper ou cartão postal. Na verdade é praticamente a mesma coisa do que Fira, mas com um pouquinho mais de "glamour", digamos assim.


     Já era noite quando cansados - e torrados - andamos um pouco por Imerovigli e Fira e aí fomos para o hotel, descansar e esperar a hora da partida do nosso navio, que nos levaria de volta a Atenas. 


NOTES and TIPS:


- A SITUAÇÃO EM ATENAS: não vi televisão e mal acessei a internet em Santorini. No final das contas, não sei o que se sucedeu em Atenas ...

- DE ATENAS PARA AS ILHAS GREGAS: para ir de Atenas até o porto de Piraeus basta pegar o metrô. É uma alternativa bem econômica e rápida. Além disso, não tem erro: Piraeus é a última estação da linha verde, e ela fica bem em frente aos portões de partida dos ferries que se dirigem para as ilhas. É tudo bem sinalizado e organizado. Tem um painel eletrônico em frente a saída do metrô, que informa horários, destinos, os portões e a direção deles.
- O FERRIE PARA SANTORINI: escolhemos ir para a ilha com o Highspeed 6, da Hellenic Seaways. Muito bom, recomendo. Ficamos na Business Class, e pela diferença no valor em relação à  Economy Class afirmo com certeza, vale a pena fazer esse upgrade. 





- O PORTO DE SANTORINI: praticamente todos os navios aportam no porto chamado Athinios. Somente os graaandes navios de cruzeiro param no Old Port. Para sair do porto e ir até o centro ou qualquer hotel, existem táxis, vans e ônibus. No stress, não precisa agendar nada com antecedência.

- O HOTEL EM SANTORINI: depois de muuuito pesquisar, escolhemos ficar perto de Fira. Melhor localização, impossível. Tudo uma mão na roda. Escolhemos o Lilium Villas Santorini. The best of the bests! Serviço impecável, não tem absolutamente nada que se reclamar. Fica um pouco afastado do centro, e isso é bom, é muuuito tranquilo. Se achar que ficar longe dos burburinho não é legal, no problem, eles oferecem transfer gratuito para o centro de Fira.

- RENTING A CAR: existem dezenas de locadoras de carro pela ilha. Vale pesquisar para encontrar tarifas melhores. Alugar um carro é o que 80% dos turistas costumam fazer e, só assim, é possível conhecer toda a ilha. Existem ônibus de transporte público também, são ônibus bem novos, mas daí não dá pra ver muuuuita coisa. Na verdade o que mais vimos por lá foram os triciclos. As estradas são muito sinuosas e não é em todo cantinho que podemos chegar de carro. Locamos um carro cabrio, o que é muito legal, a não ser que tu saía com ele de dia e no sol que é capaz de torrar. Torramos. A locadora escolhida foi a Santorini Holiday Cars. O serviço foi muito bom, mas o carro estava meio detonado. Normal.

- QUANTO CU$TA SANTORINI: pelo valor das diárias nos hotéis e pousadas achávamos que tudo na ilha fosse aburdamente caro. Barato não é (aloou, estamos na Europa e o negócio aqui é Euro), mas achamos coisas mais em conta do que em Atenas. Com exceção de Oia, que é um absurdo de cara.

- O NAVIO PARA ATENAS: decidimos voltar para Atenas à noite. Como já tínhamos visto toda a paisagem na viagem de ida e também queríamos poupar $$$ de mais uma diária de hotel, achamos que fosse uma boa opção. E foi. Escolhemos a cia Blue Star Ferries e o seu enorme Blue Horizon para navegar. A viagem dura 7h e então ficamos em uma cabine. Muito bacana, bem ampla e cômoda, deu pra ter um boa noite de sono.