Viajando e reativando o blog

Deserto do Saara
      A pedidos, reativando o blog ...
     Sinto não ter escrito nas viagens anteriores, mas prometo me esforcar para me dedicar aos diários das próximas.
     Bem, começando por como surgiu a ideia de fazer este roteiro: inicialmente tínhamos pensado no Caribe (a saber, Cuba e Panamá), mas como eu não viajaria sozinha, não consegui reunir artífices e argumentos suficientes para convencer os meus trip partners de que seria fantástico. Então veio a sugestão do "Leste Europeu" e ai comecei a derradeira pesquisa de passagens aéreas.
     A viagem estava programada para as curtas ferias de julho - alta temporada - o que, portanto, demandaria uma minuciosa e desesperançosa busca por valores acessíveis. Pesquisei todas as rotas, cias aéreas e possibilidades de conexão Brasil-Europa, e todas as opções comprometeriam absurdamente o orçamento previsto.
     Eis que lendo o blog do "Melhores Destinos" (http://www.melhoresdestinos.com.br/ - recomendo, e cheio de reviews interessantes) fiquei conhecendo a Turkish Airlines (http://www.turkishairlines.com/), eleita a melhor cia. aérea europeia por 3 anos consecutivos e que opera apenas 1 voo Brasil-Europa: Sao Paulo-Istambul. Acessei seu web site e voila! Bingo! Tarifas extremamente sedutoras, no minimo 30% menores do que as mais baixas encontradas nas cias. concorrentes. Não deu outra, destino (e aqui a palavra se aplica em todos os sentidos) "escolhido": Turquia!
     Bom, como a Turquia e do ladinho da Grécia ... puxa vida, não daria para perder essa oportunidade. E pa! Grécia entra no roteiro. Mas e a ideia inicial do leste da Europa? Abandona-la totalmente? Só pra não dizer que não, resolvemos dar um pulinho em Budapeste.
Amanha então começaremos o tour por Atenas, ate!

NOTES and TIPS:

- Comprar com a Turkish e um pouco assustador. Não consegui marcar os assentos e nem encontrar nenhum telefone de atendimento ao cliente no Brasil. O negocio foi ligar para a central de relacionamento na Turquia e o inglês deles foi algo ... terrível ... então tu te sentes meio inseguro, parece meio "fantasma", mas no final deu tudo certo.
- Tínhamos pensado em fazer as ligações entre as cidades do roteiro de trem (como fizemos nas outras vezes que estivemos na Europa), but forget it! Os trens internacionais não estão operando na Turquia em função da construção de novos trilhos e linhas. O mesmo se da na Grécia, mas a razão la e outra, e se chama "crise". Ou seja, não da pra generalizar a "Europa".
- Tivemos muitas duvidas em relação ao cambio. Levar Euros em especie? Levar tudo no VTM? Pra começar, a moeda corrente na Turquia e na Hungria nem e Euro, entao tinhamos que pensar nos valores que perderíamos fazendo varias converções. E também ouvi dizer que muitas pessoas estavam tendo problemas ao sacar com o VTM. Fizemos metade/metade, e agora e chegar la e esperar pra ver ... (http://www.bb.com.br/portalbb/page3,114,2041,6,1,1,1.bb?codigoMenu=934&codigoNoticia=26918&codigoRet=13474&bread=1)
- Para organizar os roteiros - respondendo a perguntas de algumas pessoas, que questionam como fazer by yourself e não com agencia - eu leio muitos blogs e pego muitas dicas. Ai, marco no Google Maps todos os pontos de interesse. A partir disso, escolho a região do hotel, que sempre tem que ficar perto de alguma estacão do metro obviamente. O hotel eu seleciono usando o Trip Advisor (http://www.tripadvisor.com.br/). Depois, é só se informar a respeito do transporte publico local e dos horários de abertura das "atrações". Aí tu consegue fazer uma logística, organizar os passeios e a agência se torna dispensável. Os guias podem ser interessantes em alguns lugares, mas da pra economizar pesquisando bastante e com antecedência sobre os lugares a serem visitados.
- As piores coisas de viajar (definitivamente): a espera pelo voo e o voo. Cara, saímos de casa ontem as 7h (estávamos com medo de encontrar tudo parado e bloqueado, era o Dia Nacional de Lutas, mas no final estava tudo funcionando normalmente) e esperamos ... as 19h embarcamos para Guarulhos ... e esperamos, e esperamos, então esperamos mais um pouco ... só embarcamos para a Turquia as 3h30!!! Ta, ta, ta certo que e sempre assim e sempre foi assim, mas a gente só lembra disso quando esta com a bunda doendo de tanto ficar sentada no aeroporto, não é mesmo?
- Já disse mil vezes, mas vou repetir: da próxima vez, só volto para a Europa se for de navio. Tenho pavor de aviões. Fato.
- Não sei porque a Turkish foi escolhida a melhor cia. europeia. O nosso Airbus A340 era bem "caquético" e o serviço de bordo não foi suuuper destacável. Bem normalzinho. Bom, também tem o fato de que nunca vi tanto "agito" em um voo internacional (sera pelo fato de ele durar 13h? Se for isso, não vou pra China nunca) ... o povinho que não soube parar quieto. Bem, apesar da frieza dos comissários, ainda prefiro a Lufthansa, ou ate mesmo a fraquinha AirFrance. Mas fica a dica: evitem TAP, Iberia e Alitalia, que são do nível da "falecida" WebJet. Quem ja voou com as ditas, sabe (e olha que ja me meti em caaada uma ... como a já desfeita BRA, um bi-motor da Trip, a pequena alemã Smart Wings e a low cost Easy Jet).
- Apesar dos pesares, o almocinho vegetariano da Turkish estava ótimo.
- Os voos, apesar de eu detestar, foram tranquilos. Todas as vezes que fui a Europa embarquei em voos noturnos, ao contrario do que se sucedeu desta vez. Muito bizarro esse horário de voo. Mas incrível e indescritível a visão quase que infinita do deserto do Saara ...
- Com esse negocio de Copa cada vez mais próximo, não posso deixar de me juntar ao coro que diz: não vai dar certo! O que que e aquele aeroporto de Guarulhos? Não vejo nenhuma mudança acontecendo! Definitivamente não e padrão internacional (pegue o de Frankfurt, por exemplo) ... continua sendo o mesmo caco ... poucas opcoes de alimentação, entretenimento e espaços para descanso ... espero que, ao menos, o Galeão esteja melhor. Quando estive la pela ultima vez, ano passado,  estava em reformas, parecia que ía ficar legal, ao contrario do GRU, que passa o tempo e fica na mesma.