MACHU PICCHU




     Saímos de Ollanta na quinta-feira ás 20h, com 1h de atraso. A PeruRail informou que o atraso era devido ás chuvas, mas isso não fazia lógica nenhuma. Enfim ... chegamos na estação de Machu Picchu Pueblo (Águas Calientes) em meio à uma garoa fina. A princípio alguém do nosso hostel estaria nos esperando, mas ... nada. A sorte é que o povoado é minúsculo e foi fácil achar o hostel. Fomos dormir o quanto antes, pois o dia seguinte seria puxado.
Estação de trem em Ollantaytambo
Chegando em Machu Picchu Pueblo
      O Felipe acordou bem cedo, muito antes de o sol raiar. Ele iria subir Huayna Picchu e isso tem que ser feito o quanto antes. A velha guarda (e isso me inclui), descansou um pouco mais.
     Roubei umas fotos do Felipe, da subida até Huayna Picchu:




     Caminhamos duas quadras para pegar um ônibus que nos levaria até a montanha, até o sítio arqueológico de Machu Picchu. Não havia filas naquele horário, então começamos bem. A subida levou em torno de 40 minutos, considerando que tivemos que trocar de veículo em um trecho da estrada (houveram deslizamentos alguns dias antes, em virtude das fortes chuvas. Deslizamentos e enchentes são comuns por ali). Pra quem tem medo de altura, como eu, não aconselho ficar ao lado das janelas no ônibus, muito menos olhar por elas. 

 
Vista de Huayna Picchu. Ao fundo o caminho que os ônibus percorrem.
      Chegamos em Machu Picchu e subimos a pé mais uns 20 min. E aí a cidade se revelou ...
     Eu poderia escrever um livro inteiro só com o que eu vi e senti lá em cima, mesmo assim, não tem como explicar, só estando lá para saber. É lindo, é mágico, é impressionante. O lugar, a perfeição e a magnitude das construções ... e a energia que emana de lá, mesmo atrolhado de turistas, é possível sentir.








     Depois de 4 horas subindo, descendo e explorando o lugar, tomamos nosso ônibus para voltar ao Pueblo. Comemos um lanche, compramos algumas coisinhas no mercado central (anexo à estação de trem) e tomamos nosso trem de volta à Cuzco.
Machu Picchu Pueblo
Machu Picchu Pueblo

NOTES AND TIPS

- COMO CHEGAR À MACHU PICCHU: exitem duas maneiras de chegar à Machu Picchu. Uma é através da trilha Inca, a pé, que pode levar mais ou menos 4 ou 5 dias e é um caminho muito bonito e interessante. Através do caminho inca se chega diretamente à cidadela. 
    A outra maneira é ir de trem. O trem parte de Ollantaytambo e chega em Macchu Pichu Pueblo (chamado anteriormente de Águas Calientes). Algumas pessoas descem no meio do caminho, na hidroelétrica, e seguem a pé até MP Pueblo. 
    Chegando em MP Pueblo, há então, mais duas opções para se chegar à cidadela. Ou em um microônibus (são 8km, uns 30 minutos de estradas sinuosas montanha acima) ou então a pé, cortando a estrada (são 1.200m e 1h30 de caminhada íngreme). Os microônibus partem do centrinho de Machu Picchu Pueblo a toda hora. Assim que encher um, ele parte, e assim sucessivamente. A volta é a mesma coisa. As passagens de ida, ou ida e volta são compradas ali mesmo. Normalmente o horário de subida é das 5h30 até 14h30, mas encontramos ônibus somente a partir das 7h quando estivemos por lá.
     Para quem está em Cusco, deve ir de ônibus ou carro até Urubamba ou Ollanta, e de lá pegar o trem. A PeruRail oferece o transfer de ônibus até as estações de trem.
Para saber mais: www.go2peru.com/peru_bus.htm


- OS TRENS DA PERURAIL: a PeruRail é uma das cias. que fazem o trajeto até Machu Picchu Pueblo. A outra é a IncaRail. A IncaRail só faz o trecho Ollanta-MP-Ollanta e tem poucos horários, além de ter trens mais simples. A PeruRail vai até Machu Picchu Pueblo desde Urubamba, Ollanta e Cuzco (com transfer de ônibus até uma das estações) e oferece mais opções de horários. 
     A PeruRail tem 5 categorias de trem:  o Hiram Bingham, o Vistadome, o Expedition, o Andean Explorer e o trem para os moradores locais. Todos são caros. O Hiram Bingham é um absurdo de tão caro. Desnecessário. Os moradores locais vão em um vagão específico, e pagam valores irrisórios, mas os turistas não podem comprar passagens para estes vagões. O Expedition é o mais em conta, é um bom trem, mas não é muito confortável. As poltronas não reclinam, meio xarope. No Expedition eles servem uma bebida e um lanchinho, um bolo ou salgadinhos. O Vistadome é muito mais confortável e é quase todo envidraçado, muito melhor. Além disso, servem um pequeno almoço ou janta. Por alguns poucos dólares a mais, sugiro o Vistadome.
     Uma dica diz respeito à bagagem: se puder, evite levar. Deixe em algum hotel em Cuzco se partir de lá e voltar para lá depois. Se não tiver como deixar em algum hotel, uma alternativa é deixar com o pessoal da PeruRail, para não ter que ficar carregando. Eles oferecem um serviço free de guarda de bagagem. É só deixar com eles na estação de partida e na hora em que voltares, alguém da empresa estará esperando com suas malas ao lado da plataforma do trem, mesmo que esse seu trem de volta faça apenas uma "escala" na estação de partida, como era o nosso caso. Muito bacana.
Trem Expedition
Trem Vistadome
 - HUAYNA PICCHU E AS ENTRADAS PARA A CIDADELA: muita gente se confunde na hora de comprar as entradas para Machu Pichu. 
     Primeiro tem que saber o que é o que por ali. Machu Picchu Pueblo/Águas Calientes é o pequeno vilarejo aos pés das montanhas onde está o complexo arqueológico de Machu Picchu. As ruínas são chamadas de cidadela, ou então somente Machu Picchu. Tem também a Montaña, que faz parte do complexo arqueológico e de onde se tem uma vista bonita da cidadela. Já Huayna Picchu é um pico que também faz parte do complexo arqueológico, mas, ao contrario da Montaña, para se chegar lá é necessário subir por uma trilha muito íngreme e por vezes muito estreita. Mas de lá se tem uma vista mágica da cidadela e dos vales, além de se poder visitar o Templo da Lua.
     Recomenda-se comprar as entradas para Machu Picchu com antecedência, uma vez que o número de visitantes por dia é restrito. Dependendo da época, elas se esgotam rápido. Mas também não é uma loucura, um dias antes á são suficientes. As entradas podem ser compradas diretamente no site ou então em pontos de venda. Meia entrada (para estudantes com carteirinha ISIC) só pode ser comprada nos pontos de venda.
Para maiores informações: http://goo.gl/iHL2Js

- DICAS PARA VISITAR MACHU PICCHU: o melhor horário é, certamente, pela manhã. Quanto mais cedo, melhor. Pela manhã começam a chegar vários trens, com centenas de turistas. Além disso, a partir das 10h30 o sol começa a pegar valendo. Algumas pessoas nos disseram que o nascer do sol é lindo, mas em virtude dos horários de subidas dos ônibus não pudemos apreciar. Uma visita na cidadela leva em torno de 3h. 
     Eu sugiro ir até Águas Calientes na noite anterior, dormir por lá, descansar bem e acordar cedo para subir até Machu Picchu. Mas muitas pessoas partem diretamente de Cuzco cedo da manhã e voltam à noite.    
     Não se pode esquecer o protetor solar e um chapéu, porque sombras por lá são meio disputadas. E água, levar muita água! Nada de comprar lá e pagar preços absurdos. Levar também umas barrinhas de cereais, caso a fome aperte. Roupas e calçados confortáveis são fundamentais, poque se caminha muito. Leve o passaporte também, lá eles carimbam o passaporte com uma imagem de Machu Picchu, bem legal.
     A menos que você já tenha estudado sobre Machu Picchu, aconselho fazer a visita com um guia, senão 80% das coisas interessantes se perdem. Dezenas de guias ficam na entrada do parque arqueológico, então é fácil conseguir contratar os serviços de um deles. Uma outra alternativa mais em conta seria comprar um livrinho básico sobre o sítio arqueológico e um mapinha. 

- ONDE FICAR: Machu Picchu Pueblo é minúsculo e não há muitas opções. Quanto mais perto da linha de trem, melhor, porque o resto é só subida. Ficamos no Hostel Ecopackers. As camas, apesar de serem beliches, eram boas. Hostel limpo. Mas o banheiro era minúsculo e não haviam tomadas suficientes no quarto. Além disso, ficamos muito perto da recepção e ouvimos pessoas conversando e o telefone tocando muitas vezes durante a noite. Mas fora esses detalhes, vale a pena.

- QUANTO CU$TA: Águas Calientes é um dos lugares mais caros no Perú. Os restaurantes e hotéis, todos caros. O negócio é pechinchar, pedir descontos, até mesmo para comer. 
Trem Expedition de Ollanta a Machu Picchu Pueblo + trem Vistadome de Machu Pichu Pueblo até Cuzco (com conexão em ônibus): U$160
Ônibus ida e volta de Machu Picchu Pueblo até a cidadela: U$19
Entradas em Machu Picchu + Montaña: S./ 150
Quarto quádruplo privativo em hostel: U$56
Almoço em Águas Calientes: S./ 25