MOSCOU V: Novodevichy, Sparrow Hills e Parque Gorky


DIA 5

     Dia de se despedir de Moscou :-( 
     Optamos por tomar um trem noturno para irmos até São  Petersburgo, assim pouparíamos o $$ da hospedagem. Maaas o check-out no apartamento deveria acontecer até às 12h. Ou seja: tínhamos que ver como faríamos com as malas, afinal, não poderíamos andar com elas o dia todo.
     O trem que faz o trajeto Moscou-São Petersburgo parte da estação Leningradskiy (Ленинградская), que pode ser facilmente acessada através da linha circular de metrô E/marrom. A estação Komsomolskaya (Комсомольская) fica quase anexo à estação de trem.
     Ao desembarcarmos na estação de metrô ficamos um pouco perdidinhos, mas uma caminhadinha no entorno nos levou até o trem. Nesta estação há 2 guarda-volumes, onde pudemos deixar as malas e sair para mais algumas pernadinhas, antes que a noite caísse.
     A primeira parada foi a Catedral de Cristo Salvador (linha A/vermelha estação: Kropotkinskaya/ Кропоткинская). Não pela construção em si, mas mais pelo entorno. Tá certo que é uma bela construção ortodoxa, mas a Ponte Patriarshiy (Патриарший Мост) que corta o Rio Moscou neste ponto é muito bonita, além de oferecer uma bela vista do Kremlin. Roubou a cena.




     Seguindo pra a região sudoeste do anel central, fomos até o Convento de Novodevichy. O convento data do século XVI e, apesar de ser considerado Patrimônio da Humanidade, pelos relatos que li antes de fazer a viagem, não vale a pena pagar para entrar. O acesso às construções internas é muito limitado e consequentemente, as exibições também são. As coisas mais legais para se ver no local são: o lago que fica atrás do Convento (dizem ter sido a inspiração de Tchaikovsky para compôr O Lago dos Cisnes), a região residencial no entorno (com seus conjuntos de apartamentos tipicamente soviéticos) e o Cemitério do Convento
     O cemitério do convento é especialmente interessante. É muito grande e vale uma visitinha. Ali estão enterrados diversos personagens da história da Rússia, como militares, cosmonautas, artistas e alguns intelectuais (embora não tenhamos conseguido identificar nenhum rsrsrsrs). Durante o período stalinista especialmente, havia restrição às manifestações religiosas, e assim se criou uma nova arte tumular, ficada em outros símbolos. Assim, encontramos no cemitério uma série de esculturas curiosas, normalmente lembrando os ofícios que as pessoas tinham em vida.



     Dali, tomamos o metrô (por pura preguiça) para irmos até o Parque Vorobyevy Gory (Sparrow Hills). O interessante é que a estação de metrô mais próxima deste ponto (Vorobyevy Gory/ Воробьевы Горы - linha A/vermelha) fica sob uma ponte! A estação por si só já chama atenção, pela bela vista que oferece e pela arquitetura diferenciada, bem moderna.



     O parque é uma boa opção, especialmente no verão. O pessoal ocupa as margens do Rio Moscou para tomar um sol ou tomar um banho, fazer caminhadas e praticar outros esportes. Há algumas trilhas, bem marcadas e limpas. 
     O mais legal é subir o Sparrow Hills, o que pode ser feito a pé ou de teleférico. Lá de cima se tem uma bela vista panorâmica de parte de Moscou, com o Estádio Luzhniki (será palco da final da Copa do Mundo 2018) em primeiro plano. 





     Subindo o monte encontramos também a Universidade Estatal de Moscou, entre outros prédios de pesquisa e tecnologia. A MSU, como é chamada a Universidade, ocupa um prédio gigantesco, notável. É uma das "Sete Irmãs de Stalin", que são prédios enormes construídos a mando de Stalin para celebrar a "vitória" soviética na Segunda Guerra Mundial. Bom, se ele queria demonstrar imponência, conseguiu.


  Então partimos para nosso última parada em Moscou: o Parque Gorky (ou Gork, Gorkogo, Горького - estação Oktyabrskaya/ Октябрьская). 
     O que dizer deste parque? É fantástico! Quem dera um lugar destes por aqui ...
     O parque ocupa uma área gigantesca (tudo em Moscou é gigantesco) e tudo que é imaginável em termos de lazer pode ser encontrado lá: chafarizes, jardins bem arquitetados, gramadões para piqueniques, restaurantes, lanchonetes, aluguel de tudo que é coisa (bicicletas, patins, carrinhos, skates, ...), área para meditação, áreas para carregar celulares, brinquedos infantis, lago com pedalinhos, lugares para baladinhas, pistas de skate, pista de corrida, pista de bicicross, ... enfim ... como disse o David Coimbra em um post no Twitter: "não há o que não haja"!
     O Parque Gorky é parada obrigatória, e merece muitas horas para ser visto e vivido!







NOTAS (À PROPÓSITO)

- Tomando um ônibus urbano: Para chegarmos até o Convento de Novodevichy, tomamos um ônibus próximo à Catedral de Cristo Salvador. Foi nossa primeira experiência com ônibus na Rússia e foi super tranquilo. Os ônibus parecem, em sua maioria, bem modernos. O pagamento pode ser feito diretamente ao motorista (já que não há cobrador). E como saber onde descer? Para saber qual ônibus pegar e em qual parada descer, utilizei o calculador de rotas do Google, que se mostrou muito eficiente nesta viagem. O próprio Google te informa em qual parada descer.

- Perdidinhos again: depois de irmos ao cemitério do Convento de Novodevichy queríamos chegar à estação de metrô Sportivnaya. Acontece que a localização que o Google dá para esta estação está errada! Nos perdemos e fomos perguntar para uma senhora onde ficava o metrô. Bem, a senhora só falava russo. Desatou a falar sem parar. Sério, ela não parava mais. E ninguém entendia nada. Quando ela finalmente parou, fiz um gesto de quem não estava entendendo. Ela me pegou pelo braço, me fez segui-la e aí apontou a direção onde estava o metrô. Rsrsrss