UM GUIA PARA VIAJAR À RÚSSIA - Metrô de Moscou

     Sim, gentem, as estações de metrô são lindíssimas. Lindas, lindas. E profuuuundaaaas. É aquele história né: "os palácios do povo devem ser tão vistosos quanto os dos nobres". Pois bem, a ideia foi seguida à risca. Tudo funciona de modo rápido e eficiente. As estações são extremamente limpas (como quase toda a cidade) e bem cuidadas. Pô, onde é que se pode encontrar lustre de cristal Bacará e mármore nas paredes? Nas estações de metrô da Rússia!
    Cada uma tem um estilo diferente, mas com alguma coisa em comum (agora lembrei da propaganda do Carlton dos anos 90, denunciando a idade, rsrsrs): a presença da Revolução de 1917. Aliás, como já mencionei inúmeras vezes, as marcas da Revolução estão por toda a cidade, mas nas estações elas estão mais evidenciadas. 












COMO SE VIRAR NO METRÔ DE MOSCOU

     No início pode parecer complicado se achar no metrô de Moscou. Mas logo no segundo dia já dá pra entender como as coisas funcionam, já dá pra entender um pouco do cirílico (na falta do Google Translator, tínhamos o Doc. Volnei) e daí ninguém se perde mais. 
     Enfim, vamos às dicas.

COMPRANDO BILHETES
     Os bilhetes podem ser comprados em máquinas, mas preferimos comprar diretamente dos guichês. É só fazer um sinal mostrando o número de tickets e pronto. Faça um cálculo de mais ou menos quantas vezes utilizará o metrô, pois comprar em maior quantidade sai mais em conta.
     Valores em rublos:
1 ticket = 40
5 tickets = 160
11 tickets = 320
20 tickets = 540
40 tickets = 1080
60 tickets = 1300
1 dia de viagens ilimitadas = 210

ACESSANDO O METRÔ
     O metrô funciona das 5h até à 1h. As estações são marcadas com uma letra "M" em vermelho. Preste atenção nas portas da estação, pois existem umas para entrada e outras para saída. Nas portas de entrada (вход) são encontrados adesivos da cor verde, e nas de saída (выход) há um sinal de "proibido" (caso você esteja entrando, obviamente) em vermelho.
     A grande maioria das estações só é acessada através de escadas (para chegar às plataformas, devido à profundidade, há escadas rolantes). Existem algumas adaptações de metal para cadeirantes, mas se você estiver com malas, prepare-se para carregá-las por alguns degraus, pois elas não encaixam nas tais adaptações.




ENTENDENDO AS LINHAS E DIREÇÕES
     As estações são muito grandes e normalmente mais do que uma linha passam por elas, são super conectadas. As linhas de trem são marcadas por números e cores diferentes.
     Ao entrar na estação, procure pela sua linha, através do número e da cor da mesma:



     Depois, é preciso escolher qual direção tomar:






Esta placa se entra em estações finais de linha, por isso há apenas uma direção a se tomar.

Placas fixadas nas plataformas dos trens




     Ao descer na estação de destino, verifique qual saída tomar ou onde fazer a conexão para outra linha:

Placa de saída única







PARA VER E SABER MAIS:

http://www.amusingplanet.com/2013/05/art-and-decor-of-moscow-metro-stations.html
http://www.beeflowers.com/moscowmetro/
http://www.hotelclub.com/blog/most-beautiful-subway-stations-in-moscow/
http://explorussia.com/blog-how-to-get-around-by-moscow-metro/
http://kremlintour.com/metro-guide
http://www.himoscow.com/how-to-use-moscow-metro.html
http://engl.mosmetro.ru/
Mapa do metrô: downloads